27 setembro 2011

A Magia de “Pluft, O Fantasminha” em sessão especial no Tablado

Pluft, O Fantasminha, de Maria Clara Machado, foi levado pela primeira vez pelo Tablado, no Rio de Janeiro, em setembro de 1955 com cenário de Napoleão Muniz Freire e costumes de Kalma Murtinho. Ali nascia um clássico da teatrologia infanto-juvenil brasileira.

Na edição em prosa da peça (Nova Fronteira- 12ª edição) Maria Clara Machado diz na introdução: “Esta é uma história de duas histórias”, referindo-se à história dos marinheiros e, depois, à dos fantasmas.

Pois, nós, do Conexão Leitura, temos uma terceira história a adicionar: sábado, 24 de setembro de 2011, a atriz Louise Cardoso, a diretora do Tablado e atriz Cacá Mourthé e demais atores (alguns do elenco original das primeiras apresentações da peça) fizeram uma leitura especial do Fantasminha para cerca de 200 crianças e adolescentes de nossos projetos, com entrada grátis e direito a alguns livros de Maria Clara Machado doados para os cinco projetos que integram o Conexão.


Carlos e as crianças do Plantando o Futuro

As crianças do Esquina do Livro


Platéia 1


Meninas e Mulheres do Morro


Platéia 2


Esta é uma história sem marketing nem alarde destes profissionais que tiraram uma tarde do fim de semana para oferecer uma apresentação teatral despretensiosa, competente e bem humorada a pessoas que não freqüentam normalmente as salas de teatro.
Elenco 1


Elenco 2

Elenco 3


Louise Cardoso




Elenco 4


Louise Cardoso e elenco


Pluft - Capitão Perna de Pau


Elenco 4
Segue um video da apresentação da peça, pedimos desculpa por não está em boa qualidade!

video

O resultado foi encantador: uma simbiose de atores com o público que mereceu a qualidade do texto de Maria Clara Machado.
Louise Cardoso disse no dia seguinte:Parecia que a Maria Clara Machado estava lá e muito feliz! Essa onda de boas vibrações no ar e qualidade artística era uma marca da Maria Clara e do Tablado.
Foi assim que nós aprendemos a fazer teatro: com amor!”

Nós, do Conexão Leitura, agradecemos amorosamente também a todos que nos proporcionaram a linda tarde.

Elenco:

Pluft: Louise Cardoso
Mãe Pluft: Silvia Fucs
Tio Gerundio: Chico Anibal
Perna-de-pau: Luiz Octavio Moraes
Sebastião: José Lavigne
Julião: Marco André Nunes
João: Pedro Kosovski
Maribel: Cacá Mourthé
Prima Bolha: Mônica Nunes

Rubricas - Hamilton Vaz Pereira.

3 comentários:

  1. A sensação foi incrível! Voltar ao Teatro Tablado, depois de tantos anos e ouvir o Pluft foi mesmo INCRÍVEL!!!! Mais uma vez obrigada ao elenco e a direção do Tablado! Obrigada Maria Clara Machado pelo lindo e eterno Pluft...
    Luzia De Seta - Projeto Plantando o Futuro

    ResponderExcluir
  2. Foi muito viajar nos olhos daquelas crianças! Mais uma conquista do Conexão Leitura.

    Ana Fournier
    Espaço Cultural Esquina do Livro

    ResponderExcluir