01 março 2012

Biblioteca Wagner Vinicio

A biblioteca do Projeto Plantando o Futuro tem um nome escolhido pelos moradores da comunidade de Rio Novo e Rio das Flores! Wagner Vinicio era um jovem morador da quadra 1, filho de uma das mulheres mais atuantes na construção da comunidade Rio Novo e Rio das Flores. Ela era bastante presente e participativa com os projetos da comunidade entre o periodo de 1998 a 2001.

Wagner , seu filho mais velho, era um excelente escultor de motos e personagens em massa de modelar, nosso DJ nas festas comunitárias , participava de todas as atividades do Projeto, com bastante interesse, menos pelo futebol... E amava ler...lia,lia,lia até que sua mãe reclamou com ele por juntar tantos livros dentro daquela pequena casa. Então, um dia ele pegou um carrinho de obra , preencheu com livros e carregou até a sala do Projeto e perguntou-nos se não queríamos montar uma biblioteca... Wagner foi nosso primeiro doador de livros! Primeiro a estimular a leitura e o empréstimo!

Não lembro agora em que ano foi, mas como todo jovem de Rio das Pedras , ao voltar do baile , estava dentro da kombi, transporte alternativo, e bem pertinho de chegar na curva para entrar na comunidade , a kombi bateu. Ele estava na frente ao lado do motorista... Naquele dia ele deve ter ido pra algum lugar contar histórias pra alguém...

Não lembro bem se em 2005/2006 precisávamos dar nome a biblioteca, e resolvemos fazer, como nos bons tempos de mobilização comunitária, uma eleição! Vários nomes foram lançados, tipo: a biblioteca do futuro, plantando livros e alguém disse o nome do Wagner.

Foram construídas 5 urnas e os votos com os nomes/cores (pra quem não sabia ler). O nome dele recebeu uma quantidade imensa de votos, que também não lembro mais quantos foram, algo próximo a 100, e então no primeiro dinheirinho que a gente conseguiu, mandou fazer uma placa com o nome da biblioteca Wagner Vinicio, a biblioteca do Projeto Plantando o Futuro!


Luzia De Seta
ISER - Plantando o Futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário