QUEM SOMOS

A Rede Conexão Leitura foi formada em 2009, baseado no conceito de que só em rede se garante visibilidade e sustentabilidade a uma ideia. Congrega bibliotecas comunitárias que desenvolvem ações voltadas à formação de leitores e a promoção da leitura literária. 

Tem como missão garantir o direito da população do Rio de Janeiro à cultura literária e o acesso ao livro. 

A Rede Conexão Leitura disponibiliza mais de 16 mil livros de literatura aos cariocas, com a sua presença na Mangueira, no Complexo da Maré, em Rio das Pedras, no Cerro Corá, na Casa Branca, na Chácara do Céu, no Riachuelo e no Salgueiro.

A rede tem como objetivo garantir ações políticas voltadas para o fortalecimento e a implementação do Plano Nacional de Leitura e Escrita - PNLE.

A Rede contribuiu para a formação da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias em março de 2015 em Salvador - BA. Atualmente está contribuindo para a rearticulação da REBCRIO Rede de Bibliotecas Comunitárias do Estado do RJ.

A rede Conexão Leitura atua também com agentes culturais e literários e com o Movimento Integrado de Leitura (MIL) - formado por contadores de histórias, escritores, ilustradores, bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura -  para a construção  e implementação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB) na cidade do Rio de Janeiro. Realiza seminários, reuniões, eventos e debates para incindir em políticas públicas do livro e leitura.

Nessa caminhada pelo PMLLB, a rede Conexão Leitura conseguiu criar a Frente Parlamentar do Livro Leitura e Bibliotecas na Câmara Municipal do Rio, para ser um espaço de discussão sobre o plano entre a sociedade civil, os vereadores e o governo municipal.




Membros da Rede Conexão Leitura


Beethoven Lima
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela Universidade Estácio de Sá. É um leitor dedicado à democratização da leitura e do acesso ao livro e às bibliotecas.   Atua na Biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, no Morro da Mangueira, zona Norte do Rio. Integra a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), desde a sua formação, em 2015 e é membro do Conselho Gestor. Tem formação em gerenciamento e avaliação de projetos pela Fundação Itaú Social.


Carlos Alberto Honorato
Pedagogo com Pós Graduação Lato Sensu em Literatura Infanto-Juvenil na Universidade Federal Fluminense. Mediador de Leitura e Coordenador Pedagógico da Biblioteca Comunitária Wagner Vinício desde 2008, localizada na comunidade de Rio das Pedras em Jacarepaguá.



Luzia De Seta
Assistente Social, graduada pela Universidade Federal Fluminense, possui curso de extensão em  Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal Fluminense. Atua com Projetos Sociais desde  1997 e na comunidade de Rio das Pedras desde agosto de 1999. Coordenadora de projetos pelo ISER - Instituto de Estudos da Religião. Gestora da Biblioteca Comunitária Wagner Vinício desde janeiro de 2006 e  membro do Conselho Gestor da RNBC.


Marilene Nunes
Coordenadora da Biblioteca Elias José desde 2008, atriz sindicalizada pelo SATED, trabalhou na Biblioteca Pública Jorge Amado na Lona Cultural Herbert Vianna na Maré com oficina de contação de histórias e mediação de leitura para crianças, integra o grupo de contadores de histórias do Museu da Maré, trabalho desenvolvido com o Livro de Contos e Lendas da Maré / Narrativas Locais, Articuladora Local e atua no GT de Comunicação da RNBC.


Terezinha de Jesus Normandes
Assistente Social, formada pela Universidade Augusto Motta – Unisuam em 2008. Atua como Mediadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Elias José desde 2012, tendo atuado anteriormente entre 2013 a 2015 como Educadora na Vila Olímpica da Maré localizada no complexo da Maré Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.


Kely Louzada
Coordenadora Geral da Associação Meninas e Mulheres do Morro, gestora da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras, Mediadora de leitura, Arte Educadora, com experiência em Arte Educação, Artes Integradas e Brinquedos e Brincadeiras. Estudou Gestão de Projetos, Captação de Recursos e Gerenciamento de Recursos.


Luana Cristina Barreto de Souza
Mediadora de Leitura da Biblioteca Atelier das Palavras desde 2013.



Simone de Paula
Assistente Social formada pela PUC Rio. Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos pela. Universidade Católica de Brasília. Atuou como coordenadora do Projeto Conexão Esporte, Artes e Leitura na Biblioteca Comunitária Wagner Vinício. Realizou a Pesquisa do Mapeamento das Bibliotecas Comunitárias e Grupos Análogos para a Rede Conexão Leitura. Atualmente é Mediadora


Sandra Martins de Oliveira Viana
Mediadora de leitura na Biblioteca Elias José situada no Museu da Maré. Atuando nesta biblioteca desde 2010, trabalhando com catalogação de livros, classificação, organização do espaço e acervo.


Janderson Dias
Mobilizador Social, Guia de turismo e Mediador de Leitura da Biblioteca Comunitária do Cerro Corá.


Ilca Bandeira
Bibliotecária, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ênfase de trabalho em bibliotecas públicas e comunitárias. Militante para o aumento do número de bibliotecas públicas no Brasil. Atualmente integra a o Grupo de Trabalho da Criação do Plano Municipal de Livro, Leitura e Bibliotecas do município do Rio de Janeiro e colabora com os trabalhos da rede Conexão Leitura .


André Martins
Fotografo, cursa Cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro do Instituto Brasileiro de Audiovisual. Possuí Técnico em Administração e Ênfase em Empreendedorismo – ETEAB / FAETEC. Cursou Fotografia Expansiva e Digital pelo SENAI e Escola de Artes Visuais Parque Lage. Atua no Cerro Corá Moradores em Movimento desde 2013, atua diretamente na organização do espaço, catalogação  e classificação do acervo da Biblioteca Comunitária do Cerro Corá.



Ana Beatriz da Cunha
Gestora e Mediadora de Leitura na Biblioteca Comunitária Escritora Carolina Maria de Jesus, localizada no Morro da Chácara do Céu, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ. Mediadora de Leitura na Biblioteca Comunitária Walter de Araújo, localizada no Morro da Casa Branca, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores – UERJ Especialista em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território pela Faculdade de Formação de Professores – UERJ


Giseli Rodrigues
Pedagoga, graduada pela Universidade Cândido Mendes, atua com projetos sociais desde 2002 e há 4 anos trabalho como Coordenadora Pedagógica no Instituto Consuelo Pinheiro.


Denise Santos
Ativista social, professora de capoeira, fundadora da Biblioteca Comunitária Jurema G. Baptista, idealizadora dos eventos Encontro do Charme(fundadora do grupo Salgueiro Black Music) e Quintas Poéticas, membro fundadora da Rádio Se Liga Salgueiro, membro do Grupo Cultural Caxambu do Salgueiro.


Jeferson Dias
Co-fundador do Coletivo Cerro Corá Moradores em Movimento. Formado em Guia de Turismo. Mediador da Biblioteca Comunitária do Cerro Cora. Graduando em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.



Denise Vieira

Coordenadora e Mediadora de Leitura na Biblioteca Comunitária Jurema G. Baptista, tem formação de professores para fundamental 1. Atuou também em Creches Comunitárias, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Rio). Desenvolve projetos na área do Meio Ambiente e já atuou também em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente.


Luciane Medeiros
Co-fundadora do coletivo Cerro Corá Moradores em Movimento, cursando Administração na Universidade Federal Rural do Rio de janeiro, mediadora da Biblioteca Comunitária do Cerro Corá.




Bibliotecas Comunitárias da Rede Conexão Leitura



Atelier das Palavras
Associação Meninas e Mulheres do Morro
Mangueira
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5390



Biblioteca Elias José
Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré
Complexo da Maré
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5411




Biblioteca Wagner Vinício
ISER - Instituto de Estudos da Religião
Rio das Pedras
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5412





Biblioteca do Cerro Corá
Cerro Corá Moradores em Movimento
Cerro Corá - Cosme Velho



Biblioteca Walter de Araújo
Associação de Moradores do Morro Casa Branca
Casa Branca - Tijuca

Biblioteca Carolina Maria de Jesus
Chácara do Céu - Tijuca

Biblioteca Jurema G. Baptista
Salgueiro - Tijuca

Biblioteca Consuelo Pinheiro
Instituto Consuelo Pinheiro
Riachuelo


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos combinar! Em agosto tem evento literário no Forte de Copacabana!!!

      Excluir