QUEM SOMOS

O Polo Conexão Leitura é formado, em 2009, baseado no conceito de que só em rede se garante visibilidade e sustentabilidade a uma ideia. Congrega sete bibliotecas comunitárias que desenvolvem ações voltadas à formação de leitores e a promoção da leitura literária. 

Tem como missão garantir o direito da população do Rio de Janeiro à cultura literária e o acesso ao livro. 

O Conexão Leitura disponibiliza mais de 15 mil livros de literatura aos cariocas, com a sua presença no Morro da Mangueira, no Complexo da Maré, em Rio dasPedras, no Engenho Novo, na Ladeira dos Tabajaras, no Cerro Corá e na Casa Branca.

O Polo com o  objetivo de garantir ações políticas voltadas para o fortalecimento e a implementação do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL - contribuiu para a formação das Redes Nacional e Estadual de Bibliotecas Comunitárias. Em dezembro de 2014, no Rio de Janeiro, criou junto com o Polo Baixada Literária e o Polo Tecendo Uma Rede de Leitura a Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias do Estado do Rio de Janeiro. Em março de 2015, na Bahia,  contribuiu para a formação da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias do Brasil. 

O Conexão Leitura atua também com agentes culturais e literários e o Movimento Integrado de Leitura (MIL) - formado por contadores de histórias, escritores, ilustradores, bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura -  para a construção  e implementação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB) na cidade do Rio de Janeiro, com seminários, reuniões, participações em eventos e debates.  Nessa caminhada pelo PMLLB, em agosto de 2015, o Polo Conexão Leitura conseguiu em sessão plenária na Câmara Municipal do Rio, a criação da Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Biblioteca, para ser um espaço de discussão sobre o plano entre a sociedade civil, os vereadores e o governo municipal.






Integrantes do Polo Conexão Leitura


Beethoven Lima


Analista de Sistemas, formado pela Universidade Estácio de Sá em 2013. Atua como Coordenador Administrativo da Associação Meninas e Mulheres do Morro desde 2011, tendo atuado anteriormente entre 2007 a 2009 como monitor da Biblioteca Atelier das Palavras localizada no complexo da Mangueira.








Carlos Alberto Honorato

Formação em Pedagogia - Licenciatura e atualmente cursando o Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Literatura Infanto-Juvenil na Universidade Federal Fluminense. Mediador de Leitura e Coordenador Pedagógico da Biblioteca Comunitária Wagner Vinício desde 2008, localizada na comunidade de Rio das Pedras em Jacarepaguá. 









Luzia De Seta
Assistente Social, graduada pela Universidade Federal Fluminense, atua com Projetos Sociais desde  1997 e na comunidade de Rio das Pedras desde agosto de 1999. É gestora e co-fundadora da Biblioteca Comunitária Wagner Vinício desde janeiro de 2006. Possui curso de extensão em  Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal Fluminense.










Marilene Nunes



Atriz sindicalizada pelo sindicato dos artistas e contadora de histórias, Coordenadora do projeto de leitura da Biblioteca Elias José, desde 2008, Atuação anterior: Biblioteca Pública Jorge Amado localizada na Maré, na função de incentivo a leitura e contação de história.








Terezinha de Jesus Normandes Lanzellotti


Assistente Social, formada pela Universidade Augusto Motta – Unisuam em 2008.  Atua como Mediadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Elias José desde 2012, tendo atuado anteriormente entre 2013 a 2015 como Educadora na Vila Olímpica da Maré localizada no complexo da Maré Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.





Eulina Cardoso Silva

Pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica pela PUC Rio em 2003. Atua como coordenadora da Biblioteca Comunitária Esquina do Livro desde 2005, na comunidade de Campinho e Engenho Novo e como professora, coordenadora pedagógica escolar.





Coordenadora Geral da Associação Meninas e Mulheres do Morro, gestora da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras, Mediadora de leitura, Arte Educadora, com experiência em Arte Educação, Artes Integradas e Brinquedos e Brincadeiras. Estudou Gestão de Projetos, Captação de Recursos e Gerenciamento de Recursos.







Bibiana Louzada



Licenciada em Pedagogia e Sociologia pela UniverCidade, atuou como coordenadora da Creche Padre Higino, Coordenadora Executiva e Pedagógica da Associação Meninas e Mulheres do Morro e Mediadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras.





Luana Cristina Barreto de Souza



Aluna do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET, cursando Educação Profissional Técnica da área profissional de Construção Civil - Estradas. Monitora da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras.









Monica Macabú

Formada em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Atua na assessoria de imprensa do Polo Conexão Leitura, desde 2013.







Simone de Paula
Formação em Bacharelado em Serviço Social (PUC – RJ)/Conclusão 2002. Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos. Univ. Católica de Brasília - conclusão 2009. No período de Nov/2013 a dez/14 atuou como coordenadora do Projeto Conexão Esporte, Artes e Leitura na Biblioteca Comunitária Wagner Vinício/Rio das Pedras/ISER através de convênio com o CMDCA/RJ. Atualmente atuando na área da Saúde como Assistente Social e também como Pesquisadora do Projeto Mapeamento das Bibliotecas Comunitárias e Grupos Análogos pelo Polo Conexão Leitura. E também Artesã.



Sandra Martins de Oliveira Viana

Mediadora de leitura na Biblioteca Elias José situada no Museu da Maré. Atuando nesta biblioteca desde 2010, trabalhando com catalogação de livros, classificação, organização do espaço e acervo.










Cristiane Rodrigues

Bacharel em Biblioteconomia e Mestrado em Sistematização de instrumentos de padronização para bibliotecas digitais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Cursou um semestre de Biblioteconomia na Universidade de Coimbra em Portugal. Atuou no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) como Consultora de Ações de Mobilização de Bibliotecas Públicas.








Alexsandro Rocha de Azevedo

Presidente da Associação Futuro Legal e Gestor da Biblioteca do Lajão, Agente Educador, possui experiência em projetos sociais e na área da cultura e esporte, desde 2004.












Janderson Dias



Mobilizador Social, Guia de turismo e Mediador de Leitura da Biblioteca Comunitária do Cerro Corá.












Merry-Antoine BROUZE


Guia turístico credenciado na Cadastur em 2011, formado pela escola Técnica de Turismo Protur (RJ). Divide seu tempo atuando também com produtor cultural e social, concluiu o curso Premium da Roda de Projeto em 2015. Desde 2014 colabora com as atividades da Biblioteca Comunitária do Cerro Corá.










Marcelo Pacheco

Diretor Social da Associação dos Moradores do Morro da Casa Branca e responsável por ações sociais, projetos e cursos, Gestor da Biblioteca Comunitária Walter de Araújo.











Priscila Lopes

Aluna do curso de formação de professores, voluntária na Biblioteca Comunitária Walter de Araújo da Associação de Moradores do Morro da Casa Branca.
















Bibliotecas Comunitárias do Polo Conexão Leitura



Atelier das Palavras
Associação Meninas e Mulheres do Morro
Mangueira
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5390



Biblioteca Elias José
Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré
Complexo da Maré
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5411


Esquina do Livro
SIC Colégio AIACOM
Engenho Novo
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5413



Biblioteca Wagner Vinício
ISER - Instituto de Estudos da Religião
Rio das Pedras
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5412





Biblioteca do Lajão 
Associação Futuro Legal
Morro dos Cabritos - Copacabana



Biblioteca do Cerro Corá
Cerro Corá Moradores em Movimento
Cerro Corá - Cosme Velho



Biblioteca Walter de Araújo
Associação de Moradores do Morro Casa Branca
Casa Branca - Tijuca


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos combinar! Em agosto tem evento literário no Forte de Copacabana!!!

      Excluir